O BRASIL CURVOU AS COSTAS

Não sei se vocês perceberam mas o país curvou as costas. E não é de hoje. Vem de longe. Começa quando renunciamos à cidadania e nos adaptamos às conveniências. Começa quando queremos vantagens para as nossas categorias profissionais mas não para a dos outros. Começa quando achamos que nossos direitos são maiores que os direitos dos vizinhos. E inicia-se quando nos rendemos a desejos escusos de agentes externos, quando atendemos a todas as exigências do deus-mercado .Quando pregamos pelos pilares do capitalismo mas queremos o tabelamento de preços do estatismo. Nos curvamos por não saber diferenciar ideologias e nem falsos profetas dos bem intencionados.

Não se vocês perceberam que o país curvou as costas quando deu as costas para a educação, o conhecimento de história e de humanismo  e assim repete erros obtusos por não saber traçar os seus destinos confusos. O país curvou as costas quando pensa que São Paulo é a ilha de Manhattan e que o Rio é Monte Carlo e Brasília é Washington. Curvamos as costas quando decoramos a procedência dos vinhos franceses  e os endereços de restaurantes europeus mas não sabemos os perigos que rondam o centro de nossas cidades.

Não sei se vocês perceberam que o país curvou as costas quando aceitamos a peja de sermos indolentes como apregoa um pseudo-jornalista imbecil como Arnaldo Jabor. Não sei se vocês perceberam que o país curvou as costas quando formamos nossas opiniões em cima de opiniões de outros mal formados e estudados, deformados pelos interesses de seus patrões ou corporações ou mesmo de conglomerados de sindicatos. Falo desses néscios à esquerda ou à direita pois o embate de imbecilidades de todos os matizes ideológicos tem feito  cada vez mais o país curvar as costas.

Chega-se pois a modesta conclusão que nosso destino como nação é buscar nosso próprio caminho que não é o de Cuba, Estados Unidos , Venezuela ou Inglaterra. Só assim o tal povo unido jamais será vencido.

Créditos: * Ricardo Soares é escritor, diretor de TV, roteirista e jornalista. Publicou 8 livros,dirigiu 12 documentários.

http://domtotal.com/noticia/1263107/2018/05/o-brasil-curvou-as-costas/

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *