ORDENAÇÃO PRESBITERAL

“ Eis que estou convosco todos os dias, ate o fim dos tempos” Mt 28,20

Este foi o tema escolhido por Frei Carlos, para sua ordenação Presbiteral.  Frei José Carlos Messias Martins – fmm, nasceu no dia 04 de julho de 1984, em uma pequena cidade conhecida como Tomar do Geru no estado de Sergipe – SE. É filho de José de Pádua Martins e Josefina Messias Dos Santos (in-memorian). É o penúltimo dos oito filhos(a).

Morou no estado de Sergipe até seus treze anos de idade. Em 1997, saindo de uma pequena cidade chamada Umbaúba – SE, foi residir juntamente com seus pais e irmãos(a), na maravilhosa cidade Praia Grande no grande litoral do estado de São Paulo. Terminou o ensino fundamental em Praia Grande na escola Catharina Mosca Leone, localizada no bairro Jardim Melvi onde morava.

O ensino médio foi realizado na escola Antônio Nunes, no bairro Samambaia. No ano de 2002 começou a participar da comunidade Santa Teresinha do Menino Jesus que a poucos anos tinha sido inaugurada, pois quando chegou para morar no bairro ainda não tinha capela, as missas eram celebradas nas casas. Fez a preparação para receber pela primeira vez o Sacramento da Eucaristia no ano de 2003, conduzido pela catequista Irmã Felicita (in-memorian) da Congregação das Irmãs Ursulinas de Maria Imaculada.

No ano de 2004, após ter recebido uma belíssima preparação das catequistas Maria Helena e Carmem “Carminha”, no dia 06 de junho através das mãos do Bispo Diocesano Dom Jacyr Francisco Braido, recebeu o Sacramento do Crisma na Paróquia Nossa Senhora das Graças. Foi catequista e coordenador do grupo de jovens na capela Santa Teresinha entre os anos de 2004 à 2008. No ano de 2008 fez acompanhamento vocacional no seminário diocesano São José, localizado no Morro Nova Cintra na diocese de Santos – SP.

Já no ano de 2009, durante as missões populares que estava acontecendo na paróquia, conheceu os freis da Congregação dos Frades Menores Missionários, logo em seguida começou fazer acompanhamento vocacional. Em 2010, entrou na congregação para fazer uma experiência na etapa do postulantado no Convento São José em Guarapuava, tendo como formador frei Ernani. No ano de 2011, foi morar no Convento São Francisco em Ponta Grossa para iniciar os estudos de Filosofia no Instituto “Mater Ecclesia” – IFITEME, nesse ano teve como formador o frei Wainer. Fez o noviciado no ano de 2012 no Convento Santo Antônio, tendo como formador o frei Alderico.

No dia 26 de janeiro de 2013, realizou na capela São Peregrino na Vila Ildemira – PG, seus primeiros votos temporários de pobreza, obediência e castidade. Voltando a residir no Convento São Francisco continuou os estudos de filosofia, que concluiu no ano de 2015, o formador neste período era o frei Margon. No ano de 2016, iniciou a faculdade de Teologia e teve como formador o frei Walter.

Em 2017, foi enviado em missão para um ano de vivência e pastoral na Paróquia Sagrado Coração de Jesus em Santana do Araguaia – PA, experiência maravilhosa que levará para sempre na memória. No ano de 2018, voltou para o Convento Santo Antônio, onde deu continuidade aos estudos de Teologia no Instituto “Mater Ecclesia” – IFITEME, e no dia 18 de dezembro recebeu das mãos do Bispo Diocesano de Ponta Grossa, Dom Sérgio Arthur Braschi, o Ministério de Leitor da Santa Igreja.

Morou no Convento Santo Antônio nos anos 2018 e 2019, tendo como formador o frei Alderico. Em 2020 retornou ao Convento São Francisco e concluiu a faculdade de Teologia o formador era frei Levi. Fez sua Profissão Perpétua dos votos de castidade, pobreza e obediência na presença do Ministro Geral Frei Amarildo Cupertino Pereira no dia 24 de Janeiro de 2021, na capela Santa Edwiges em Ponta Grossa. Também recebeu no dia 17 de abril, de 2021 o Ministério de Acólito.

Foi ordenado diácono dia 07 de agosto na Paróquia Menino Deus por Dom João Carlos, bispo da diocese de Toledo – PR. Atualmente mora e ajuda na formação dos seminaristas menores no seminário Nossa Senhora de Fátima em Toledo – PR. Frei Carlos Messias será ordenado presbítero no dia 26 de fevereiro de 2022, na matriz Nossa Senhora das Graças em Praia Grande, diocese de Santos pelas mãos e bênção consecratória de Dom Tarcísio Scaramussa. Rezemos e pedimos a Deus que mande a força do Espírito Santo sobre a vida e vocação do frei Carlos Messias.

Congregação dos Frades Menores Missionários.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *