PROFETA ISAÍAS 35, 4-7

4 Diga aos de coração inquieto: Coragem, não temais! Eis que o teu Deus é vingador; é a recompensa de Deus, ele virá e salvará você. 5 Então os olhos dos cegos serão retirados, e os ouvidos dos surdos serão abertos. 6 Então o coxo saltará como um cervo, e a língua do mudo vibrará de alegria. Porque a água será acesa no deserto, e as correntes nas estepes; 7 a terra ressequida será transformada em piscina, e a terra seca numa fonte de água. Na toca onde os chacais moram, a cana e o papiro ficarão verdes.

SALMO 145.7.8-9a.9bc-10

– Louvado seja minha alma pelo Senhor

– Louvado seja minha alma pelo Senhor

– Quem mantém sua fidelidade perpetuamente, quem faz justiça aos oprimidos, quem dá pão aos famintos. O Senhor liberta os cativos.

– O Senhor abre os olhos aos cegos, o Senhor endireita os que já se dobram, o Senhor ama os justos, o Senhor guarda os peregrinos.

– Sustentar o órfão e a viúva e perturbar o caminho dos ímpios. O Senhor reina eternamente, seu Deus, Sião, de idade em era.

 Tiago 2, 1-5

1 Meus irmãos, não entre na aceitação das pessoas na fé que você tem em nosso Senhor Jesus Cristo glorificado.
2 Suponha que um homem com um anel de ouro e uma vestimenta esplêndida entre na sua assembléia; e um homem pobre também entra com uma roupa suja; 3 e diriges o teu olhar àquele que veste o esplêndido vestido e dizes-lhe: “Tu, senta-te aqui, num bom lugar”; e, por outro lado, você diz aos pobres: “Você fica aí” ou “senta aos meus pés”. 4 Isso não faria distinções entre você e ser juízes com critérios ruins? 5 Escutai, meus queridos irmãos: Porventura Deus não escolheu os pobres segundo o mundo, ricos em fé e herdeiros do reino que prometeu aos que o amam?

Evangelho de Jesus Cristo + de acordo com São Marcos 7, 31-37

31 Deixou a região de Tiro e voltou, através de Sidônia, ao Mar da Galiléia, atravessando a Decápole. 32 É apresentado a um surdo que, além disso, fala com dificuldade e implora a ele que lhe imponha a mão. 33 Ele, tirando-o do povo, sozinho, colocou os dedos nos ouvidos e com a saliva tocou a língua. 34 E olhando para o céu, suspirou e disse , “Efatá”, que significa “! Abrete” 35 E lhe abriram os ouvidos , e logo o impedimento de sua língua foi solto e ele falou corretamente . 36 Jesus mandou que eles não contassem a ninguém. Mas quanto mais ele proibiu, mais eles publicaram. 37E eles ficaram maravilhados e disseram: “Ele fez tudo bem; Ele faz o surdo ouvir e falar com o mudo. “