Caríssimo, é com muita alegria que apresento esse trabalho para celebração do nosso Jubileu de Ouro. Com os estudos e pesquisas sobre a nossa pequena história, poderemos perceber a riqueza que esse pequeno rebento oferece a Igreja através dos seus membros.

Nossa Congregação é um ramo da família franciscana, e por isso, somos chamados a olhar para Francisco e seu Testamen- to que recorda com gratidão as origens da fraternidade como uma inspiração divina: “o Senhor me deu irmãos”. Com estes irmãos ele construiu um projeto de vida “segundo a forma do Santo Evangelho”, confirmado pelo Senhor Papa Inocêncio III (cf. Test 14-15). Assim a primitiva fraternidade foi sendo cons- truída com ousadia por homens e mulheres corajosos que fize- ram do Evangelho seu ponto de partida.

Como a Mãe Igreja que costuma celebrar a cada 50 anos o Ano Jubilar do Nascimento de Cristo, nós também queremos viver esse momento como uma graça oportuna oferecida pelo Senhor. Por isso, celebrar nosso Jubileu nos faz olhar a nossa história com muita gratidão! E nos relembra nossos Fundadores, homens entusiasmados pelo Reino e pela missão que, de forma vibrante, empreenderam esse projeto de vida chamado Frades Menores Missionários, para seguir Jesus Cristo, nos passos do Seráfico Pai São Francisco. Hoje, queremos renovar com entu- siasmo e vigor esse desejo de viver o Evangelho.

Ao longo de um triênio nos preparamos para este Ano Ju- bilar, vivendo momentos comunitários e celebrativos, como também reflexivos sobre nossa caminhada e missão no seio da Mãe Igreja e da grande família franciscana.

Quero pedir as bênçãos de Deus sobre nossa Família de Fra- des Menores Missionários e agradecer a cada confrade todo empenho de viver nosso chamado com doação e generosida- de. Como há pouco escrevia para toda a Congregação: “Este é um tempo de agradecer, tempo de retomar, tempo de perdo- ar e ser perdoado, tempo de festejar o dom do amor de Deus derramado sobre nossos corações e que quer banhar toda a humanidade num mundo de ‘paz e bem!'”

Que o Senhor vos abençoe!

Toledo, 24 de janeiro de 2023.

Na comemoração dos meus

25 anos de Consagração Religiosa

Frei Amarildo Cupertino Pereira, FMM

Ministro Geral