Papa Leão XIV proclama Ano Jubilar Franciscano pelos 800 anos da morte de São Francisco
O Papa Leão XIV promulgou um decreto que institui um Ano Jubilar especial em comemoração aos 800 anos da morte de São Francisco de Assis. A celebração acontece de 10 de janeiro de 2026 a 10 de janeiro de 2027 e convida os fiéis a seguirem o exemplo do santo, vivendo a santidade, a simplicidade e o compromisso com a paz.
Durante o Ano Jubilar, a Penitenciaria Apostólica concede indulgência plenária, nas condições habituais, aos fiéis que participarem das celebrações e práticas espirituais propostas. O Jubileu Franciscano é apresentado como continuidade espiritual do Jubileu Ordinário de 2025.
A iniciativa é voltada especialmente às Famílias Franciscanas, Primeira, Segunda e Terceira Ordens, regulares e seculares, bem como a institutos de vida consagrada, sociedades de vida apostólica e associações inspiradas na espiritualidade de São Francisco. No entanto, todos os fiéis podem participar e receber a indulgência ao realizar uma peregrinação a uma igreja ou local franciscano, em qualquer parte do mundo, com espírito de fé e conversão.
Pessoas idosas, doentes ou impossibilitadas de sair de casa também poderão obter a indulgência plenária ao se unirem espiritualmente às celebrações, oferecendo a Deus suas orações e sofrimentos.
Ao marcar oito séculos de história franciscana, o Ano Jubilar é um convite à vivência concreta do Evangelho. Inspirados por São Francisco de Assis, exemplo de humildade, pobreza e amor ao próximo, os fiéis são chamados a renovar o compromisso com a caridade, a fraternidade e a paz, dando testemunho cristão no mundo de hoje.
Sua paróquia é franciscana?
Ou pertence a uma capela dedicada à São Francisco de Assis?




